Quando estamos no comando do nosso consultório existem um milhão de coisas acontecendo durante nosso trabalho e cada pequena coisa se transforma em uma lição. Cuidar da gestão de clínicas e consultórios não é uma tarefa simples e pode se tornar ainda mais complicada se não nos atentarmos para as necessidades que esse trabalho demanda.

Lembra quando o seu sonho de abrir o seu próprio consultório não passava de uma ideia? E de todo o trabalho que teve para chegar até aqui? Bem, foi uma longa jornada, imagino. Então, para você não perder todo o trabalho que desenvolveu para trilhar esse caminho é preciso saber quais pilares precisam de reforço para manter a sua gestão bem sólida.

Repetindo: tomar conta da gestão de clínicas e consultórios é algo bastante trabalhoso e que exige cem por cento da sua dedicação. E como você pode tornar essa tarefa mais tranquila? Você pode começar se atentando as cinco lições que listaremos abaixo. Dá uma olhada:

 

Organização

Primeiro passo para ter uma gestão de clínicas e consultórios operando como você quer é manter uma boa organização. Palavrinha difícil de ser colocada em prática, mas vamos te ajudar! É importante que você tenha dados, datas e documentos arquivados de forma correta, que sua agenda seja muito bem regulada, que seus funcionários estejam também trabalhando dentro dessa regra de organização. O mediclick te dá um receituário on-line, possui um sistema de gerenciamento totalmente gratuito, seus históricos de consulta ficam todos salvos na nuvem. Adeus papelada!

Parece uma dica bastante infantil, mas acho que sabemos o quanto as coisas podem desandar quando descuidamos nem que for um pouquinho da questão de organização, por isso é tão importante não se perder com isso! Esteja sempre atento para essa questão, certo?

 

Contabilidade

Quando o assunto é finanças entendemos o quanto precisamos ser cautelosos. Dinheiro é algo complicado e que sempre pode trazer dor de cabeça quando não é bem-manejado. Ter um cuidado especial com o seu fluxo de caixa é indispensável para ter uma gestão de clínicas e consultórios tranquila.

Além de manter as coisas em ordem, ter noção de sua contabilidade também acaba te ajudando a organizar melhor os gastos e lucros, fazendo com que você entenda mais sobre o seu próprio consultório e seja capaz de conduzir melhor o seu negócio.

 

Delegar tarefas

Parte do seu trabalho na gestão de clínicas e consultórios é saber quais tarefas você deve cumprir e quais você não só pode, como deve delegar para outros de seus funcionários. É engraçado como algumas vezes nós queremos abraçar o mundo e cuidar de tudo, sendo responsável por todas as partes importantes, mas lembre-se que seu braço não é tão grande assim, ok?

Um consultório ou clínica não funciona só com o trabalho de uma pessoa, mas sim com a união de uma boa equipe e por isso você deve aprender a não carregar todo o peso em suas costas, sabendo a hora certa de repassar uma tarefa. Dessa forma, as coisas vão desenvolver de forma mais simples e, ainda, sem sobrecarregar ninguém.

 

Bom Atendimento

O atendimento oferecido em seu local de trabalho é um dos aspectos que mais merecem sua atenção na gestão de clínicas e consultórios, foca nisso! Nós da área médica lidamos com outras pessoas diariamente, tendo que atendê-los e construir uma relação solida com nossos pacientes. É através dessa relação que conseguimos a fidelidade de nossos pacientes, o que é sempre bom para o nosso trabalho.

Ser um gestor é se certificar de que todo o seu time está oferecendo um atendimento de alta performance, tratando seus pacientes com delicadeza e fazendo com que essa ponte que você constrói com as pessoas que frequentam o seu consultório se torne cada vez mais forte.

 

Dream Team

Para que qualquer uma das dicas que foram oferecidas anteriormente sejam bem-sucedidas é importante que você tenha um grupo de pessoas em que possa confiar. A gestão de clínicas e consultórios é um trabalho árduo e você precisa ter seus funcionários te auxiliando enquanto trilha essa jornada.

A confiança é o elemento mais importante em uma equipe de funcionários e é preciso cultivar e estimular essa confiança entre os seus. Só assim você vai conseguir fazer o seu trabalho com tranquilidade, sabendo que pode contar com os outros profissionais que trabalham junto de você.

Aprender sobre gestão de clínicas e consultórios é uma tarefa que a gente vai conquistando com o tempo, vendo como as coisas funcionam no nosso dia a dia e sabendo como melhor lidar com cada situação, vendo qual tipo de reação algo demanda. É tudo bastante particular. Mas esse texto teve a intenção de pelo menos ajudar um pouco e fazer a sua vida como gestor um pouco menos complicada. Esperamos que tenha ajudado!

Temos outros posts interessantes no blog, então não deixe de dar uma olhada!

O Mediclick tem muitos benefícios pra você, doutor! Cadastre-se e saiba mais.